quarta-feira, 20 de abril de 2011

BELEZA - ÁGUA TERMAL PARA O ROSTO





A água termal é uma água subterrânea que foi enriquecida por anos pelos minerais das rochas e que retorna à superfície em fontes com temperaturas que vão de 35ºC a 54ºC. As propriedades variam de acordo com a região e o tipo de rocha pelo qual a água passou. A maior parte tem magnésio, cálcio, ferro e zinco, mas cada marca tem um diferencial.

A La Roche-Posay é rica em selênio, antioxidante. 



A Vichy tem bicarbonato, que amacia a pele.



A Avène tem a composição mineral balanceada.



A Águas de São Pedro tem propriedades anti-oleosidade e antissépticas

Há um similar sintético de água termal chamado physiogenyl, usado em géis e cremes manipulados. Trata-se de um complexo oligomineral com sódio, magnésio, zinco e manganês que foi desenvolvido pela Unicamp e é bastante usado nas farmácias de manipulação. Não quer pagar por esse luxo? Use soro fisiológico. Colocado em um borrifador, ajuda na hidratação sem comprometer as finanças,o soro tem a concentração ideal de sódio de que a pele precisa,só fica devendo em minerais para a água termal.

O uso constante, além de hidratar, ajuda a manter a elasticidade e a maciez da pele, o produto é particularmente bom para quem tem rosácea, eczemas, psoríase e queimaduras superficiais, já que tem propriedades cicatrizantes.Quem passa muito tempo em ambientes com ar-condicionado ou acabou de fazer um peeling também vai se beneficiar com essas borrifadas de frescura pura. A água termal reconstitui a barreira de proteção cutânea, deixando a pele mais saudável e protegida contra agressões como a poluição. Quem usa cosméticos das francesas Avène, Vichy ou La Roche-Posay já usou água termal sem saber. Essas marcas costumam incluí-la nas fórmulas dos produtos.

Fonte brasileira é ideal para peles oleosas
No Brasil, existem fontes de águas termais sobretudo na região de Caldas Novas, em Goiás, em São Paulo, as mais importantes são as fontes de Águas de São Pedro e de Ibirá. A água termal brasileira é uma das mais alcalinas e sulfurosas do mundo, o que a torna ideal justamente para o tipo de pele que é mais comum no Brasil: a oleosa. Água termal pode substituir o hidratante, para sentir os benefícios da água termal, é necessário usar o produto entre duas e três vezes ao dia. Quando a gente transpira, a pele perde sódio, magnésio, enxofre e potássio. Da mesma forma que às vezes o corpo precisa de um isotônico para repor substâncias, a pele precisa da água termal. O ideal é usar a água termal antes do filtro solar, pela manhã, no meio do dia, antes de reaplicar o filtro, e antes de dormir. A  água termal pode substituir o hidratante, para quem tem pele oleosa. 
  
Guarde o frasco de água termal na geladeira, utilizando antes da maquiagem fecha os poros, e dá viço na pele, pode ser borrifado durante o dia, para refrescar a pele, ou após retirar a maquiagem, passe a água termal com uma gaze para retirar todas as impurezas da pele.

2 comentários:

Opiniões, sugestões , criticas, elogios, Obrigada por todos!!!
"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos,
nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética.
O que mais preocupa é o silêncio dos bons!"